Egito Antigo.

Aline Oliveira

A arquitetura egípcia antiga é considerada uma das mais impressionantes da história da humanidade. As primeiras cidades eram necrópoles, cidades dos mortos, com pirâmides no centro e rodeadas de templos e salões ligados por corredores flanqueados por colunas.

Em contraste, as pessoas comuns viviam em pequenos povoados na margem do rio. As pirâmides originaram-se das primitivas mastabas, e a mais antiga, a pirâmide de degraus de Zoser, em Sakkara, foi projetada pelo arquiteto Imhotep, o primeiro arquiteto conhecido pelo nome. As Grandes Pirâmides de Gizé, Quéops, Quéfren e Miquerinos são mundialmente famosas e foram construídas durante a quarta dinastia.

Os templos egípcios, construídos para veneração popular dos deuses, são outros exemplos de construções impressionantes. O Grande Templo de Amon em Carnac e o Templo de Luxor em Tebas são os mais famosos e impressionantes. Os templos eram murados e continham casas e armazéns para sacerdotes e criados, além de um lago sagrado.

A arquitetura egípcia antiga foi caracterizada pelo uso de tijolos, colunas pintadas e decoradas, e paredes "abatidas", que curvavam-se para dentro. O efeito total desses edifícios complexos era extremamente misterioso, e o hipostilo do Grande Templo de Amon, com suas 134 colunas em 16 fileiras, sustentando um teto de lajes, é um exemplo impressionante.

A arquitetura egípcia antiga é um testemunho da habilidade e engenhosidade do povo egípcio e permanece uma fonte de fascínio e admiração até hoje.

-

Fonte:

GLANCEY, Jonathan. The Story of Architecture. London: Dorling Kindersley, 2000.

Conheça mais o meu trabalho em @alineoliveiramatz